Cancel Preloader

Oposição quer barrar decreto sobre privatização nas UBS

 Oposição quer barrar decreto sobre privatização nas UBS

Para as legendas, a medida é o sinal do início de uma privatização do Sistema Único de Saúde (SUS)

Provocou forte reação nos partidos de oposição o decreto desta terça-feira, 27, que permite ao Ministério da Economia realizar estudos para a inclusão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). Para as legendas, a medida é o sinal do início de uma privatização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Deputados querem barrar a medida do governo. Ao menos dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL), que podem anular os efeitos da ação editada pelo governo, já foram protocolados na Câmara nesta manhã.

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), é o autor de um deles. “Tal retrocesso pretende vender patrimônios do povo brasileiro, acabar com políticas públicas, além de desrespeitar a autonomia dos municípios que cuidam das Unidades de Saúde e de seus profissionais. De fato, esse governo não conhece a Constituição Federal, muito menos a legislação que regulamenta o SUS”, disse Guimarães.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ressalta que são nessas unidades em que são aplicadas as vacinas distribuídas pelo governo. Há a preocupação com a iminência da aprovação da imunização contra a covid-19 e com a campanha que o governo precisará organizar na sequência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *