REDENÇÃO: Municípios terá 25 novas pontes de concreto

 REDENÇÃO: Municípios terá 25 novas pontes de concreto

O município de Redenção, no sudeste paraense, terá 25 novas pontes construídas em concreto. O governador do Pará, Helder Barbalho, esteve na cidade neste sábado (19), para realizar a assinatura dos contratos de convênios, quer irão permitir a construção das estruturas nas áreas urbana e rural do município.

Uma das pontes de madeira que será reconstruída com concreto fica na avenida Marechal Rondon, por onde o vaqueiro Geraldo Silva passa todos os dias. “Essas pontes estão em estado precário há muito tempo. Agora, vai melhorar, nossa vida vai melhorar. Acho que o governo está fazendo um bom trabalho”, disse.

A assinatura dos convênios ocorreu na Câmara Municipal de Redenção, com a presença do governador Helder Barbalho; do prefeito da cidade, Marcelo Borges; do prefeito de Rio Maria, Paulo Barros; do prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins; do secretário de Transportes do Estado, Adler Silveira, dos deputados federais José Priante e Júnior Ferrari; dos deputados estaduais Gustavo Sefer e Alex Santiago, além de autoridades municipais, representantes da sociedade civil organizada e de órgãos públicos de Redenção.

do o custo do frete, o custo do nosso produto. E eu fico muito feliz de poder estar implementando essas iniciativas que trazem desenvolvimento, geram emprego e renda e, claro, bem-estar para a nossa população”, declarou o governador Helder Barbalho.

Serão investidos R$ 5,8 milhões na construção de 16 pontes em concreto armado, nas vias públicas da zona urbana de Redenção. São elas: Av. João Gomes do Val; Av. José Carrion; Rua Curitiba; Av. Brasil; Av. Guilhermina C. Vaz; Av. Marechal Rondon; Av. Castelo Branco; Av. Rosa Lima de Almeida; Av. Bahia e Av. Presidente Humberto Castelo Branco. Para a área rural, serão destinados R$ 7,7 milhões para a construção de nove pontes em concreto armado, na estrada vicinal Sariema, no trecho entre a rodovia PA-287 e o Rio Arraia, divisa com o município de Santa Maria das Barreiras, na altura dos Km 2,2; 2,4; 6,9; 9,4; 23,1; 33,5; 36,2; 41,1 e 46,1.

“A importância é muito grande para nós, porque há muito tempo, nós precisávamos desses investimentos e o governador está aqui cumprindo a palavra e o compromisso dele com Redenção, mais uma vez”, ressaltou o prefeito de Redenção, Marcelo Borges.

Quem passa por pontes de madeira todos os dias comemora a chegada desse avanço para a cidade. “Fico com medo de passar, porque é de madeira. Acho maravilhoso eles reconstruírem, porque ponte de madeira assim é perigosa. Se for de concreto, vai ajudar muita gente. Quando chove, alaga tudo aqui e a gente nem consegue ver a ponte”, declarou o aposentado Ciço Santos.

O lavrador Vicente Moura mora na avenida Rosa Lima de Almeida há 20 anos e, desde então, vê acidentes na ponte que fica próximo à casa dele. “O barro fica liso quando chove e as motos derrapam. Bom demais se eles reconstruírem, vai ajudar muito, além de valorizar o imóvel de todo mundo. Acredito que o governo está trabalhando mesmo, está contribuindo para melhorar a vida da população”, afirmou.

Pontes – Nos últimos dois anos, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Transportes do Estado (Setran), garantiu recursos para a construção de 178 novas pontes no Pará. É o maior projeto de construção e substituição de estruturas de madeira por concreto do Estado. Das 178, 76 estão sendo construídas em municípios paraense por meio de convênios e outras 102 via execução direta do governo do Estado. Ao todo, a malha estadual tem 773 pontes, destas 382 eram em madeira.

“A nossa obrigação é governar por todo o Pará e o governo do Estado tem estado presente nos 144 municípios com ações de infraestrutura, mas também com ações saúde, de segurança pública, investimentos em educação, investimentos na produção, olhando a vocação de cada cidade, para que efetivamente, com a presença do governo, a população possa viver melhor nos municípios paraenses”, finalizou o governador. (Tayná Horiguchi / Foto: Jader Paz)