Uma ofensiva nacional contra crimes cibernéticos alcançou o norte do Tocantins na manhã desta terça-feira (19), resultando no cumprimento de quatro mandados de prisão nas cidades de São Miguel do Tocantins e Maurilândia do Tocantins. A ação integrou uma grande operação coordenada pela Polícia Civil de Goiás, com apoio da Polícia Civil do Tocantins, para combater organizações criminosas especializadas em fraudes eletrônicas e lavagem de dinheiro.
No estado, os trabalhos foram executados pela equipe da 16ª Delegacia de Polícia de São Miguel do Tocantins, sob coordenação do delegado Antônio Bandeira. Os alvos identificados pelas iniciais A.A.S., de 24 anos; M.F.S., de 27; J.R.O., de 31; e R.C.L., de 35 anos, foram presos durante o cumprimento das ordens judiciais.
De acordo com as investigações, o grupo utilizava um esquema considerado sofisticado para aplicar golpes financeiros por meio de páginas falsas que simulavam plataformas de instituições bancárias digitais. Os criminosos impulsionavam anúncios em ferramentas de busca para que os links fraudulentos aparecessem entre os primeiros resultados encontrados pelas vítimas.
Após acessar essas páginas, os usuários inseriam dados pessoais e bancários acreditando estarem em ambiente seguro. A partir disso, os investigados conseguiam capturar informações em tempo real, assumiam o controle das contas e realizavam movimentações financeiras indevidas, incluindo transferências via PIX.
As apurações também identificaram uma estrutura criminosa com divisão específica de funções. Segundo a Polícia Civil, havia grupos responsáveis pela parte tecnológica do golpe, pela movimentação dos recursos obtidos ilegalmente e também pela ocultação do patrimônio adquirido por meio dos crimes.
O delegado Antônio Bandeira ressaltou que o resultado da operação reforça a importância da atuação integrada entre as forças policiais.
“A união de esforços entre as instituições foi determinante para o sucesso da operação e representa mais um avanço no enfrentamento às fraudes eletrônicas”, destacou.
Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados para a Unidade Prisional de Augustinópolis, onde permanecem à disposição da Justiça.
Operação teve alcance em quatro estados
Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil de Goiás, a operação resultou na prisão de 13 pessoas em todo o país, sendo 11 por mandados preventivos e duas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Também foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e determinado o bloqueio judicial de aproximadamente R$ 1,9 milhão em bens e valores.
As ações ocorreram simultaneamente nos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. Durante as diligências, as equipes ainda apreenderam cerca de 10 quilos de substâncias análogas à maconha, além de aparelhos eletrônicos, documentos e materiais que devem contribuir para o avanço das investigações.













